sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

livro X filme ! 50 tons de cinza

E aí está algumas diferenças do nosso querido e tão amado e esperado filme :

Anastasia Steele: no livro, a estudante era mais insegura e desafiava menos o Christian Grey. Este foi o motivo claro que fez o “dominador” se encantar pela jovem inocente – que não fica evidente no filme, e deixa até o telespectador meio confuso quanto ao porquê do “solteiro mais cobiçado do ano” ter caído de amores por Steele.

Quarto vermelho: Aqui, a diretora pegou leve. Mr. Grey não usou diversos de seus “brinquedinhos” que eram citados frequentemente no livro. Além disso, não fica claro que a trança era uma mania do sadomasoquista – que sempre antes de ir para a cama com Steele fazia o penteado na moça para facilitar na realização de suas fantasias. Fora isso: o processo de “virgem/quarto vermelho” foi muito imediatista no longa. No livro, levou um bom tempo antes da mocinha conhecer o espaço de jogos do dominador.

Roupas e cuidados: uma das manias de Christian era presentar Anastasia com muitas roupas, sapatos e acessórios. Ao longo da trama, esse “mimo” não é evidenciado como deveria, já que esse também é um dos fetiches femininos em relação ao galã. Outra esquisitice de Grey era obrigar a namorada a comer e ir ao médico, que foi pouco trabalhada no longa.

Mr. Robinson: a mulher que ensinou tudo sobre o “sexo dominador” a Christian Grey foi pouco exaltada na trama do cinema. No livro, a amiga da mãe de Christian é uma das peças fundamentais, que fala frequentemente com o sedutor e é sua sócia em um salão de beleza. Ah, e é alvo do ciúmes frequente de Anastasia.

O que me remeteu imediatamente ao livro:

Figurinos: Impossível não reparar no cuidado com os trajes usados pelos atores na trama. As calcinhas pouco, ou nada, sexies de Steele e a calça jeans rasgada de Christian usada especialmente para a atuação no quarto vermelho são fiéis à publicação. O vestido roxo indefectível da moça, mencionado diversas vezes no livro, também foi reproduzido à altura.

O contrato: As cláusulas e termos do contrato entre dominador e submissa são tais quais às descritas no livro. A reunião de negócios para discutir as alterações no contrato é uma das boas cenas do filme.

A mansão: O prédio Escala, a mansão Grey, o piano de cauda e a vista do apartamento são como leitoras devem imaginar. O escritório de Christian, com atendentes lindas, loiras e sensuais também está tal qual a descrição de E.L.J.

As cicatrizes: as marcas no corpo de Christian Grey também são características ressaltadas no livro. A razão das cicatrizes só vem a ser revelada no segundo livro da saga, mas já estão lá – sem poder ser tocadas por Steele.

Para tudo: e a deusa interior? A consciência de Anastasia Steele é quase uma personagem do livro. É presença confirmada em quase todos os capítulos e confesso que estava curiosa para saber como ela seria representada no longa. Mas quer saber de uma? Ainda bem que não o foi, pois, entre 10 leitoras da saga que converso, oito se incomodam com a tal deusa, que dá um ar de infantilidade para o soft porn.

No fim, continua valendo aquela máxima de sempre ler o livro antes de ir ao cinema.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não posso opinar muito, por que além de do fato de não ter lido o livro, não pretendo ver o filme. Nunca gostei de histórias as quais a mocinha é submissa.

    Boa sorte com o blog, mantenha-se mais presente.
    Se quiser, dá uma passadinha no meu e diz o que achou. http://quando-acordei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ola ray! obrigada pela opiniao! vou da uma olhadinha sim!

    ResponderExcluir